Palestra apresenta sistema de vigilância de animais silvestres da Fiocruz


O Programa de Pós-graduação em Saúde Animal (PPGSA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) promove em 18 de março (quinta-feira), às 19 horas, palestra sobre o SISS-Geo - Sistema de Informação em Saúde Silvestre, em seu canal no Youtube. A apresentação será feita pela pesquisadora Marcia Chame, coordenadora do sistema criado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Disponível em formato aplicativo para sistema Android, o SISS-Geo existe para gerar, a partir de observações georreferenciadas de animais, modelos de alerta de doenças na fauna silvestre, especialmente aquelas com potencial de acometimento humano, possibilitando ações de vigilância e prevenção à saúde. Usuários cadastrados podem registrar suas observações de animais silvestres, contribuindo para a construção de um sistema de utilidade pública para prevenção de doenças, em animais e em pessoas.

"O foco principal da plataforma são animais silvestres, mas, hoje em dia, os conceitos evoluíram muito. Sabemos da importância do meio ambiente na saúde dos animais domésticos, a Secretaria da Agricultura tem várias ações neste sentido. Esta plataforma é uma ferramenta fundamental para auxiliar na vigilância das zoonoses no Brasil", detalha a pesquisadora da SEAPDR Laura Lopes.

Palestra - SISS-Geo (Fiocruz)

Data: 18 de março (quinta-feira) Horário: 19 horas Link: Canal do PPGSA no Youtube

Ultimas noticias
Notícias Recentes

Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine