top of page

Plantios florestais seguem lentos e indicam possível escassez

  • Foto do escritor: Jose Junior
    Jose Junior
  • 17 de mar.
  • 1 min de leitura


Os plantios florestais na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo seguem em ritmo lento, com poucas novas áreas implantadas. A maior parte dos bosques, estabelecidos na primeira década dos anos 2000, está em fase avançada de colheita, o que pode resultar em um cenário de escassez de matéria-prima madeirável nos próximos anos.


"A região já depende da importação de madeira, principalmente para fins energéticos", informou a Emater.


Durante a Expodireto Cotrijal 2025, realizada em Não-Me-Toque, foram apresentadas áreas florestais com espécies de pinus, eucalipto e frutíferas nativas. O evento também contou com demonstrações de técnicas de desdobro de madeira com serraria móvel, tratamento da matéria-prima e produção de mudas florestais.


Na região de Frederico Westphalen, as atividades de manejo seguem em andamento. "O preparo do terreno e o plantio de mudas ocorrem em novas áreas, enquanto as práticas de controle de formigas, adubação e manejo de plantas daninhas garantem o bom desenvolvimento das florestas", explicou a Emater.


Florestas de eucalipto com dois a três anos recebem podas para aprimorar a qualidade da madeira, enquanto áreas entre seis e sete anos passam por desbaste para favorecer o crescimento das árvores remanescentes.


Agrolink

Commentaires


Ultimas noticias
Notícias Recentes

Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

bottom of page