top of page

Poço das Antas é pioneiro na execução de projetos de irrigação no programa Avançar RS no Estado



Nove microaçudes que, juntos, possibilitarão a reservação de cerca de dez milhões de litros da água. Esse será o resultado do pioneirismo do município de Poço das Antas, no Vale do Taquari, que foi o primeiro do Rio Grande do Sul a ser contemplado com a liberação de recursos por meio do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, do Governo do Estado – no eixo estratégico Irriga + RS na modalidade Açudes. No Vale do Taquari deverão ser construídos ainda outros 280 projetos.


O objetivo da política pública é apoiar a construção de estruturas de reservação de água para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, com vistas a alcançar a estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado. Celebrado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Emater/RS-Ascar e Prefeitura, o convênio tem investimento de mais de R$ 72 mil, que serão integralmente repassados pelo Governo do Estado.


De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar Ricardo Cord, o apoio do Estado vem no formato de contratação de horas-máquina de escavadeira hidráulica – sendo 24 horas por projeto – com vistas a construir as estruturas de armazenagem de água nas propriedades. “Todo esse arcabouço de serviços mecanizados, acesso a projetos técnicos, regularização ambiental e outorga para o uso da água já estão inclusos no ‘pacote’”, comenta Cord, citando a parceria com o Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra).

Comentarios


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page