top of page

Por que o pão francês está mais caro no Brasil?



As recentes variações do preço do trigo no mercado externo têm gerado flutuações no valor do famoso pão francês, alimento insubstituível no café da manhã dos brasileiros. De acordo com informações da Efficienza, atualmente, as cotações do grão são influenciadas pelo desenrolar dos eventos no Leste Europeu, principalmente porque a Rússia e a Ucrânia são os maiores produtores da commodity para o mercado global


O histórico do preço do trigo no país tem sofrido com oscilações desde o início do conflito na Europa. No final de 2022, o Brasil registrou uma redução nos valores, após um aumento significativo de mais de 30% no ano anterior. Essa elevação havia sido impulsionada pelas instabilidades nas cotações do trigo no mercado internacional, principalmente após a invasão russa na Ucrânia.

Segundo Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, afirma que os valores do grão continuarão variando por pressão do mercado externo, pois “após eventos como os atuais encerramentos de acordos no Mar Negro, registramos aumento no preço do trigo internacionalmente. Porém, existem outros fatores que auxiliam a equilibrar o preço de produtos variados no grão, como é o caso da valorização do real frente ao dólar e o preço dos combustíveis”, explicou.

Comments


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page