Prefeitura de Santa Maria inicia limpeza em açudes do Interior para depositar água aos animais



Para minimizar os impactos da estiagem, a Prefeitura de Santa Maria atua em várias frentes de trabalho desde o início de dezembro de 2021. Enquanto a Defesa Civil do Município faz a entrega de água nos nove distritos e em quatro bairros, conforme cronograma diário, a Secretaria de Desenvolvimento Rural deu início, na manhã desta quarta-feira (5), à limpeza de microaçudes já existentes em localidades do Interior, para que seja depositada água para o consumo dos animais.

A primeira ação de limpeza ocorreu numa propriedade rural na localidade de Lajeadinho, no distrito de Boca do Monte. Um retroescavadeira fez o serviço e retirou excesso de terra, galhos, materiais que estavam acumulados nas encostas e também no fundo do açude, entre outros, que podem deixar a água mais insalubre para os animais.

“Além da limpeza, a pasta também está habilitada para fazer a construção de novos microaçudes e depósitos de água revestidos de geomembrana. A possibilidade da construção desses depósitos de água ainda estão em estudo na Secretaria, pois dependemos de análises de questões burocráticas e do aporte financeiro. Importante destacar que os depósitos devem ser construídos a médio e longo prazos, em propriedades onde o produtor rural tiver interesse. Com isso, o depósito de água será permanente e terá um suporte hidráulico com caixa d'água de 250 litros, disponível para o consumo dos animais. Além de coletar a água da chuva, os depósitos poderão ser abastecidos com água do caminhão-pipa, em períodos de estiagem, por exemplo”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.

Ainda, a Secretaria disponibiliza duas retroescavadeiras para fazer a limpeza de microaçudes. O cronograma desse serviço no Interior seguirá conforme cadastro. Por isso, os produtores rurais interessados no serviço de limpeza de microaçudes devem se inscrever e preencher uma ficha técnica disponível na sede das subprefeituras, ou ir até a Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 141, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3921-7264.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459) Fotos: Prefeitura de Santa Maria Secretaria Extraordinária de Comunicação Prefeitura Municipal de Santa Maria

Ultimas noticias
Notícias Recentes