Prefeitura reforça conscientização sobre a qualidade dos alimentos vendidos nas feiras livres



De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 600 milhões de pessoas no mundo adoecem após consumir alimentos contaminados por bactérias ou parasitas. Os chamados patógenos de origem alimentar se caracterizam por atingir as mais variadas classes sociais e, portanto, são uma preocupação que deve ser comum a toda a população.

Diante disso, a Secretaria de Saúde de Santa Maria, por meio do setor de Vigilância em Saúde, segue realizando vistorias nas feiras livres do Município. O trabalho é feito em parceria com o Serviço de Inspeção Municipal, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural. As vistorias ocorrem desde 2018 e foram reforçadas em função da pandemia para aumentar a prevenção e, como consequência, reduzir esse tipo de demanda para as unidades de saúde, que já operam no limite durante a pandemia. A importância das ações se dá em função das consequências das infecções alimentares, que variam de diarreias até a morte.

“O nosso objetivo é qualificar a produção e o comércio desses produtos, com orientação e diálogo direto com os produtores, mas sem os isentar de medidas administrativas contra eventuais violações de regras de segurança alimentar. Queremos prevenir doenças, mas também contribuir para o desenvolvimento de uma atividade que tem funções sociais e econômicas muito relevantes em Santa Maria”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.

Na última terça-feira (22), as equipes da Vigilância em Saúde e do Serviço de Inspeção Municipal entregam panfletos orientativos para os feirantes da Praça Saturnino de Brito e do Armazém Coopercedro.

DICAS IMPORTANTES

- A população deve observar com atenção os produtos de origem animal. Itens como queijos, salames, embutidos e mel devem ter selo de certificação sanitária - Frutas, verduras e legumes precisam ser bem lavadas em água corrente antes do consumo

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) Secretaria Extraordinária de Comunicação Prefeitura Municipal de Santa Maria



Ultimas noticias
Notícias Recentes