Produção de mudas de butiá incentiva cultivo no RS



A casa de vegetação do centro de pesquisas em Viamão está repleta de mudas de butiá, em diferentes estágios de desenvolvimento. Os pesquisadores Gilson Schlindwein e Adilson Tonietto observam as plantas com atenção, até que estejam prontas para serem retiradas por produtores interessados em desenvolver pomares de butiá para exploração comercial.

A produção de mudas de butiá pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) faz parte de uma linha de pesquisa que se iniciou em 2006, com o objetivo de tornar viável a exploração econômica pelo cultivo ordenado de butiazeiros. Atualmente, a produção de butiá no Estado se baseia no extrativismo de matas nativas.

Os pesquisadores estão estabelecendo parcerias com produtores rurais que possam enviar amostras de butiazeiros que tenham boas características para exploração comercial, como frutos mais doces, maiores, menos fibrosos e plantas de produção precoce. “Caracterizamos esse material, o que gera dados para a nossa pesquisa. Uma parte vai para nosso banco de germoplasma [material germinativo], e o excedente dessas mudas retorna para o produtor que nos forneceu esse material”, explica Gilson.

Ultimas noticias
Notícias Recentes