Produtos à base de erva-mate movimentam o mercado
Os produtos são os mais variados. Desde a erva-mate para o chimarrão, até outras bebidas como chá-mate, tererê, cervejas, cachaças e licores. Mas tem também chocolates, sorvetes, sucos, farinhas e produtos de higiene como shampoos, sabonetes e hidratantes. No site do Instituto Brasileiro da Erva-Mate dá para se ter uma ideia da diversidade do que é feito com a ilex paraguariensis aqui no Rio Grande do Sul.
Cerveja
Muitas cervejas, artesanais ou não, já tem na sua composição a erva-mate. Uma delas vem do município de Machadinho e é produzida pela Thänn Bier. A cerveja Erva Mate é do estilo Spiced Beer, e tem como características a leveza e o frescor de uma lager, aliado ao sabor da erva-mate.
De acordo com o proprietário Diogo Hendges, a cerveja é produzida com ingredientes frescos e locais, em parceria com a Ervateira Cambona, e apresenta uma coloração sutilmente esverdeada, leve turbidez, aroma e sabor equilibrados. “Para chegar ao produto e ao paladar desejados, foram inúmeros testes, que levaram cerca de um ano”, destaca. A produção é feita por encomenda para um resort da região.
Além da cerveja, a indústria produz também um chá fermentado, chamado de Kombucha, com Erva-Mate Tostada (Chá Mate) e limão.
Chocolate com erva-mate
Outro produto bem diferenciado é o chocolate branco com erva-mate, produzido por uma empresa às margens do Guaíba, em Porto Alegre. A Magian Cacao começou sua produção, de forma artesanal, em 2015. “Nós começamos devagar, produzindo as primeiras barras aqui no forno de casa, vendendo aos poucos, aí fizemos o site, começamos a ter pontos de revenda e assim fomos ampliando e diversificando a produção”, conta o chocolatemaker André Passow. O cacau utilizado nos chocolates vem de agricultores familiares do Pará e da Bahia, utilizando um conceito conhecido como “bean to bar”, do grão à barra, que valoriza a origem da matéria-prima, de onde vem e por quem é produzida.
Comments