Propriedade de Vespasiano Corrêa se destaca na categoria Qualidade do Leite em premiação na Expointe
"Embora o prêmio não fosse esperado, não dá pra negar que ele nos dá um gás, deixando-nos motivados por saber que estamos no caminho certo". A frase dita pelo bovinocultor de leite Fabrício Balerini, da Agropecuária Nova Esperança, de Vespasiano Corrêa, resume, de alguma forma, o sentimento da família ao receber a notícia de que haviam sido agraciados com a terceira colocação na categoria Qualidade do Leite, durante o 1º Prêmio Referência Leiteira, concedido na última Expointer.
A distinção leva em conta os índices qualitativos do leite, como a Contagem de Células Somáticas (CCS) e a Contagem Bacteriana Total (CBT) e, no caso da propriedade dos Balerini, a pontuação total somada foi de 106,25 pontos. O primeiro lugar foi conquistado pela Estância das Pedras, de Gabriel Lorenzon, de Água Santa, com 116,52 pontos. Já o vice-campeonato foi para a Cabanha Ventana, de Carmen Petersen Dias da Costa, de Boa Vista do Incra, que totalizou 115,33 pontos.
"Honestamente, nos inscrevemos sem maiores expectativas, especialmente pela qualidade dos demais empreendimentos que estavam na competição", admite Balerini. Ainda assim, o trabalho com a qualidade do leite, que advém de uma série de manejos, especialmente os relacionados à higiene e a outros cuidados, já soma mais de duas décadas de dedicação. "Na realidade somos duas famílias que trabalham com leite há mais de quarenta anos e o prêmio coroa esse esforço", destaca o produtor.
Comments