top of page

Reestruturação da aquicultura gaúcha é tema de reunião da Câmara Setorial

Uma estratégia de reestruturação do setor de pesca e aquicultura no Rio Grande do Sul, após os eventos climáticos extremos dos últimos anos, foi o tema principal da reunião da Câmara Setorial de Aquicultura, realizada nesta terça-feira (1º/10) pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

“A cadeia produtiva da aquicultura pede socorro. Após as estiagens severas dos últimos anos, as enchentes seguidas que tivemos nos fizeram perder tudo – alevinos, peixes adultos, plantas industriais, ração. Não conseguimos mais crédito porque não temos mais garantias a oferecer. É preciso um plano urgente para salvar as agroindústrias do setor”, destacou o produtor Lupicinio Rodrigues. 

Robson Lopes, coordenador-geral de Financiamento à Produção Rural no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), informou que o Plano Safra lançado em julho contemplou o setor de pesca e aquicultura com taxas menores. “Todas as instituições financeiras estão com recursos na mão para operar o Pronaf. Além disso, houve reativação da linha emergencial, ou seja, desconto de 30% no saldo devedor, exclusivamente para produtores rurais atingidos pelos eventos climáticos no Rio Grande do Sul, entre eles os pescadores e aquicultores”, detalhou.


Comments


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page