Resultados dos primeiros laudos de amostras de denúncias de deriva de herbicidas hormonais



Os resultados dos primeiros laudos revelam que do total de 18 amostras avaliadas, 50% deram positivo para o uso de herbicidas hormonais. Sendo que das 9 amostras que testaram positivo, 8 são em propriedades rurais distintas.

Das 18 amostras, 4 apresentaram ainda o princípio ativo Clomazona, ou seja, teve propriedade rural que foi atingida não só pelo herbicida hormonal 2,4D mas também por outro herbicida.

O levantamento foi realizado pela Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) no período de 1º de agosto a 05 de novembro. O período analisado corresponde ao início das denúncias referentes à safra de verão 2020/21.

Até o dia 05 de novembro de 2020, a Secretaria da Agricultura contabilizava 61 propriedades rurais distintas com registro de denúncias em virtude de deriva de vários agrotóxicos, sendo que nestas foram coletadas 64 amostras.

Entre as culturas atingidas com a deriva de 2,4D estão videiras, ameixeiras e oliveiras - Foto: Divulgação/Seapdr

“Numa análise mais detalhada feita pela Disa, observamos que até o dia 05 de novembro deste ano, 39 propriedades rurais tinham sintomas visuais de herbicidas hormonais. Ou seja, 64% do número total de propriedades rurais que fizeram as denúncias. O levantamento final dependerá dos resultados químicos”, afirma Rafael Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr. 

Denúncias de deriva

Os dados revelam ainda um aumento no número de denúncias relacionadas com a deriva de todos os tipos de agrotóxicos. Entre 1º de agosto e 05 de novembro de 2020 foram registradas 66 denúncias, em 61 propriedades rurais, contra 36 no mesmo período de 2019, um aumento de 83%.

 Agora, se forem contabilizadas apenas as denúncias relacionadas aos sintomas de agrotóxicos hormonais, foram 39 em 2020 contra 35 no ano de 2019, um leve aumento.

O número de coletas de amostras, no mesmo período analisado, teve também um aumento de 16%, sendo 55 coletas em 2019 contra 64 no ano de 2020.

Ultimas noticias
Notícias Recentes

Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine