top of page

SAÚDE USP: alecrim pode ser aliado contra fungos

  • Foto do escritor: Jose Junior
    Jose Junior
  • 22 de fev. de 2022
  • 1 min de leitura


Um estudo realizado em laboratórios da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP) descobriu que óleo essencial extraído do alecrim-pimenta, planta abundante no Nordeste, se mostrou eficaz no combate ao novo superfungo Candida auris. A espécie é considerada um superfungo por ser multirresistente aos antifúngicos comerciais, facilmente transmissível e responsável por infecções hospitalares.

Esse é mais um exemplo de plantas que podem ser aliadas à saúde humana. “A tecnologia, garantem, maximiza o potencial de uso da substância ativa do alecrim-pimenta, diminuindo a toxicidade e aumentando tanto a estabilidade quanto a atividade antimicrobiana. Afirmam ainda que os ensaios realizados encontraram o nível ideal de concentração da substância ativa que é eficaz contra o fungo sem oferecer riscos tóxicos ao organismo humano”, indica o Jornal da USP.

“O alecrim-pimenta é uma planta utilizada na medicina popular como antimicrobiano e antifúngico. Apesar das propriedades benéficas, o óleo essencial do alecrim-pimenta pode causar irritações na pele e reações alérgicas que são evitadas com o encapsulamento. Além dessa, outra vantagem do sistema criado pelo Laprofar é o aumento da eficiência do produto já que o óleo essencial é volátil e perde suas características originais quando exposto aos fatores ambientais, como calor, oxigênio e radiação solar”, completa.

Comments


Ultimas noticias
Notícias Recentes

Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

bottom of page