Santa Catarina busca registro de Indicação Geográfica (IG) para alho roxo
- Jose Junior
- 23 de dez. de 2022
- 1 min de leitura

O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos de seu local de origem, seja pelo clima, vegetação, ou jeito de fazer único, por exemplo. Em Santa Catarina, instituições se uniram para obtenção da Indicação Geográfica (IG) do Alho Roxo do Planalto Catarinense, na modalidade Denominação de Origem (DO).
“Este selo também será a identificação de que o produto faz parte de um grupo seleto com passaporte para o comércio internacional”, explica Hamilton Justino Vieira, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e um dos profissionais envolvidos no process. A produção de alhos nobres em Santa Catarina começou no final da década de 1970.
Os cultivares desenvolvidos se adaptaram bem às condições de clima, solo e topografia da área de cultivo do estado. Além da Epagri, o trabalho para obtenção da IG do Alho Roxo do Planalto Catarinense envolve a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Associação Catarinense dos Produtores de Alho (Acapa), Câmara Setorial do Alho e Cooperativa Regional Agropecuária do Meio Oeste Catarinense ( Copar).
Commentaires