top of page

Secretaria da Agricultura emite alerta fitossanitário sobre caruru-palmeriA Secretaria da Agricult



A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) emite alerta fitossanitário aos produtores sobre o caruru-palmeri (Amaranthus palmeri), uma planta daninha considerada como praga quarentenária presente no Brasil, mas ausente no estado do Rio Grande do Sul.

Focos de caruru-palmeri foram detectados recentemente no Mato Grosso do Sul. O primeiro registro desta planta ocorreu no país em 2015, em Mato Grosso. Esta planta daninha está no topo da lista de pragas com maior risco fitossanitário para o Brasil, devido ao alto potencial de disseminação e agressividade, tendo como principal meio de propagação o trânsito de máquinas agrícolas e veículos carregando as sementes.

“Esta planta pode afetar diversos cultivos, nascendo e se desenvolvendo em diferentes áreas, competindo agressivamente com as culturas e resultando em redução de até 90% da produção, além de inviabilizar a colheita mecânica e apresentar resistência a herbicidas”, destaca a chefe de divisão da Defesa Sanitária Vegetal da Seapi, Rita Antochevis. Segundo ela, a planta tem se destacado como praga em virtude da resistência ao glifosato, permanecendo viável após os tratamentos fitossanitários com este ingrediente ativo e infestando as lavouras.

Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page