Seminário discute violência financeira contra idosos através das fake news



A violência praticada contra idosos será debatida nesta terça-feira (15/06), durante o Seminário Estadual - Violência Financeira contra as Pessoas Idosas e as Fake News. O evento virtual, promovido pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI), terá início às 14h30 e poderá ser acessado gratuitamente.


No Rio Grande do Sul, a conselheira titular do CEI, representando o Sesc, Michele Silveira, destaca que, especialmente neste período de pandemia, aumentou o número de casos de violência financeira, praticada através das redes sociais, por golpistas que se escondem atrás do anonimato para dilapidar o patrimônio das pessoas acima de 60 anos.


O assunto ganha destaque nesta terça-feira (15/06) quando comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída, em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.


JUNHO VIOLETA


O Junho Violeta é um mês dedicado ao combate da violência contra a pessoa idosa. Essa violência pode ser denunciada através do Disque 100, um serviço prestado pelo Governo Federal, durante todos os dias da semana.


Nos municípios gaúchos, também colaboram no combate à violência contra idosos os Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa. De acordo com a conselheira titular do CEI, extensionista rural da Emater/RS-Ascar Ivanir Argenta dos Santos, existem 221 destes Conselhos funcionando nos municípios gaúchos.

Ultimas noticias
Notícias Recentes