Serviço Florestal realiza oficina para aprimoramento de dados do Inventário Florestal Nacional



O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com a Organização das Nações Unidas para aAlimentação e a Agricultura (FAO), realizou uma oficina com os profissionais de todo o Brasil com ampla experiência de campo nas florestas brasileiras. O objetivo do encontro foi promover a melhoria do planejamento das unidades amostrais que serão contratadas pelo Inventário Florestal Nacional (IFN-BR), o controle de qualidade de dados e a análise do uso e cobertura da terra em diferentes períodos e escalas. As análises foram feitas mediante sensoriamento remoto utilizando a plataforma Collect Earth Online (CEO).

As oficinas aconteceram nos dias 25 a 28 de abril, em Pirenópolis (GO), e reuniram servidores do SFB, consultores da FAO, e os especialistas nos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Além disso, contou com a participação virtual de 80 profissionais de todo o Brasil.

Para o coordenador-geral de Inventário e Informação Florestal do SFB, Humberto Mesquita, a iniciativa irá gerar avanços na implementação do inventário. “As atividades desenvolvidas nesta semana serão de extrema importância para melhorar o planejamento do IFN, em especial no Pantanal, que é o único bioma onde ainda não iniciamos as coletas, e na Amazônia, em regiões de mais difícil acesso.”, afirma.

Ultimas noticias
Notícias Recentes