Soja em ALERTA MÁXIMO na Argentina: Reflexo no Brasil



A produção de óleo de soja, que é um dos maiores geradores de divisa da Argentina, está em alerta máximo, correndo risco de perder seu principal comprador. Isso porque os Estados Unidos já anunciaram que vão aumentar progressivamente o processamento doméstico da oleaginosa para atender à crescente demanda para produção de biodiesel.

“A maior parte das divisas geradas pela Argentina vem do setor agroindustrial em geral e do complexo soja em particular. Mas essa atividade está em risco e, por extensão, toda a Argentina também” uma vez que o país vizinho se encontra “consumido por questões políticas internas”, afirma o portal especializado Valor Soja.

Nesta semana a AcSoja, entidade que agrupa a cadeia da soja argentina, realizou um evento em formato virtual para tentar alertar sobre a gravidade do assunto. “A Argentina vai descobrir que os EUA vão entrar em massa no mercado de farelo de soja para competir agressivamente”, alertou Ivo Sarjanovic, ex-presidente da Alvean (joint venture entre Cargill e Copersucar) e atual professor do Mestrado em Finanças da Universidade Tortuato Di Tella.

Ultimas noticias
Notícias Recentes