Variedades precoces de uva começam a ficar maduras



A última quinzena apresentou regularidade de chuvas na região, beneficiando os pomares que vinham se ressentindo de falta de umidade na região de Santa Maria. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado, nesta quinta-feira (10/12) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as variedades precoces de uva começam a ficar maduras. Na região de Erechim, iniciou a colheita das variedades Niágara e Vênus. A produção é menor devido à estiagem; no entanto, as frutas apresentam maior teor de açúcar.


Na região de Santa Rosa, as frutíferas foram beneficiadas com o retorno das chuvas, principalmente aquelas nas áreas de solo raso, como no caso da uva, que estava com muitos cachos em processo de desidratação. Muitas frutas que estavam em enchimento também foram beneficiadas. A variedade Bordô está no início da fase maturação, com tamanho dos cachos e das bagas menor, em função da estiagem, mas o período seco favoreceu a baixa incidência de doenças fúngicas. Nos pomares mais antigos, as frutíferas estão se desenvolvendo, não havendo prejuízos, e ainda com melhora na sanidade das culturas. Os tratos culturais como pulverização com fungicidas serão retomados, assim como as adubações de cobertura.


Na regional de Soledade, as videiras se encontram na fase de compactação de cacho e enchimento de bagas. De maneira geral, os vinhedos estão com boa sanidade e bom potencial de produção, com as bagas bem formadas, principalmente variedades mais precoces como a Niágara e Concord. Na de Bagé, as condições climáticas com chuvas regulares por duas semanas seguidas proporcionaram melhoria nas condições da atividade na região. As videiras de todas as variedades apresentam-se na fase de enchimento de bagas, boa sanidade e vigor das plantas no geral. A cultura apresenta bom potencial produtivo como reflexo de clima mais seco transcorrido durante o ano.

Ultimas noticias
Notícias Recentes