Campanha mundial alerta para os cuidados no uso de antimicrobianos



Com o slogan ‘Antimicrobianos: Manuseie com Cuidado - compartilhe o alerta, detenha a resistência!’, a Aliança Tripartite - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização Mundial de Saúde (OMS) - promove, de 18 a 24 de novembro, a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos (WAAW 2021 – sigla em inglês).

A disseminação da resistência aos antimicrobianos (AMR) - quando microrganismos, como as bactérias, por exemplo, se tornam resistentes aos medicamentos de tratamento - é um problema mundial com reflexos na saúde humana e animal.

A campanha, realizada todos os anos no mês de novembro, visa sensibilizar, no contexto da Saúde Única, a conscientização global sobre a resistência aos antimicrobianos e incentivar as melhores práticas entre o público em geral, estudantes, trabalhadores da saúde e formuladores de políticas para evitar o surgimento e a disseminação da AMR.

“Os antimicrobianos são medicamentos utilizados no tratamento de infecções, principalmente as de origem bacteriana, e são essenciais para a preservação da saúde humana e animal, bem como do bem-estar animal. Para preservar a eficácia desses valiosos medicamentos é fundamental que seja garantindo o seu uso responsável e prudente”, orienta o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes.

Ultimas noticias
Notícias Recentes