top of page

Como ficam as chuvas nesta segunda metade de janeiro?



Antes de entrarmos nas perspectivas das chuvas para a segunda metade de Janeiro, partimos da análise dos volumes que ocorreram na primeira quinzena do mês. Os dados observados pelo hidroestimador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que as chuvas ficaram acima da média em vários pontos do país.

E o destaque para essas chuvas abundantes, ocorrem sobre a faixa noroeste sudeste do território nacional, justamente onde os corredores de umidade ficaram mais ativos nas últimas semanas.

São observados pontos de anomalia positiva (mais chuva do que o esperado para o período) no oeste do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, leste do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Pará, Roraima, Amapá e Amazonas.

Apesar do registro indicar áreas com chuvas acima da média, a distribuição desses excedentes foi muito irregular, exceto sobre Minas Gerais e Goiás, onde praticamente toda área do estado indica anomalias positivas.

Comments


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page