top of page

Europa fecha cerco contra neonicotinoides



A União Europeia (UE) está fechando o cerco contra defensivos agrícolas formulados a base de neonicotinoides – considerados prejudiciais aos insetos polinizadores, como a abelha. Através da Comissão Europeia (CE), o órgão executivo do bloco europeu, foram adotadas novas regras com o objetivo de baixar os Limite Máximo de Resíduos (LMR) de tiametoxame e clotianidina na alimentação


De acordo com comunicado da CE, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) emitiram pareceres revelando que estes dois ingredientes ativos constituem um “alto risco” para os polinizadores, contribuindo assim para o declínio global desses insetos benéficos. Importante destacar que essa medida atinge não só os produtos cultivados na União Europeia, mas também os importados – o que afeta diretamente o Brasil.


Segundo o portal especializado europeu Vida Rural, as novas regras vão diminuir os LMR já em vigor para o “nível mais baixo que pode ser medido com as últimas tecnologias, e vão ser aplicadas a todos os produtos produzidos na UE, mas também importados a partir de 2026, de forma a dar tempo a países terceiros para cumprirem com as novas regras”.


“N

Comments


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page