Pedidos para o Programa Troca-Troca de Sementes podem ser feitos a partir de hoje (10)
A partir desta segunda-feira (10) o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) inicia o recebimento dos pedidos para o ano-safra 2021/2022. Os produtores interessados devem procurar as entidades em seu município (prefeituras municipais, sindicatos, associações ou cooperativas) para efetuar os pedidos.
O objetivo do programa é fomentar a aquisição de sementes e o cultivo de milho e sorgo a serem utilizados na produção de silagem, grão ou alimentação humana em propriedades de agricultores familiares e pecuaristas familiares em todo o Estado.
"O principal benefício para os produtores é a ampla gama de cultivares disponíveis, tanto convencionais como transgênicas, para os diversos tipos de tecnologia de produção, a um preço abaixo do custo de mercado e com um subsídio de 28% dado aos produtores", destaca Jonas Wesz, coordenador do Programa Troca-Troca.
Estarão à disposição dos agricultores 24 cultivares de milho híbrido convencional, 18 cultivares de milho híbrido transgênico e 9 cultivares de sorgo. Serão 11 empresas que estarão fornecendo um total de 51 cultivares de sementes para que cada produtor possa escolher aquela com as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção.
Veja aqui quais são as cultivares de milho e sorgo disponíveis para a safra e safrinha 2021/22 e caracterização técnica dos materiais ( Listagem de cultivares: empresas e informações técnicas - Safra e Safrinha 2021 22 (.pdf 2,24 MBytes)
Os escritórios municipais da Emater vão estar à disposição para orientar agricultores e entidades sobre a cultivar mais adequada para o plantio.
Comments