Semana de calor intenso e baixa umidade em grande parte do Brasil
De acordo com Gabriel Rodrigues, meteorologista do Agrotempo do Portal Agrolink, a previsão para esta semana indica pouca variação no tempo devido a um bloqueio atmosférico que está atuando sobre o continente. Esse fenômeno será responsável por uma elevação gradativa das temperaturas, com picos que podem atingir entre 36 e 37°C, temperaturas incomuns para a época do ano. Além disso, essas altas temperaturas serão acompanhadas por índices de umidade do ar extremamente baixos.
Ainda segundo Rodrigues, apenas o norte do país e o litoral do nordeste devem registrar instabilidades durante a semana. "É importante destacar a sequência de dias com chuvas no leste da Bahia, com possibilidade de acumulados acima de 80 mm no recôncavo baiano, 50 mm no litoral de Alagoas, 40 mm ao norte do Ceará e até 70 mm ao norte do Maranhão", afirma o meteorologista. No entanto, essas instabilidades não terão força suficiente para avançar para o interior da região.
O norte da Região Norte seguirá um padrão de chuvas mais persistentes, enquanto as áreas do sul da região norte, como AMACRO, sul do Pará, e o interior do MATOPIBA, terão condições de tempo seco durante toda a semana. Rodrigues alerta que essas áreas também experimentarão temperaturas acima da média para o período e índices de umidade extremamente baixos, podendo chegar a valores abaixo de 15% em algumas regiões.
Comments