Solução mais eficiente para ameaças na plantação de arroz
O Arroz-vermelho (Oryza sativa) é uma ameaça consolidada nas plantações de arroz. Segundo estudos, ele pode diminuir a produtividade em mais de 64%. Além de perdas na quantidade de produção, a presença dessa planta daninha afeta diretamente a qualidade dos grãos de arroz.
Segundo Rodrigo Leão, diretor da CropChem, embora o Arroz-vermelho seja fácil de identificar, ele se torna perigoso pela dificuldade em realizar o manejo, pois se trata da mesma espécie do arroz cultivado. “Há muitas semelhanças entre a planta daninha e o arroz, tanto morfológicas quanto fisiológicas. Isso pode tornar o controle delas um desafio. Com a falta de manejo ou até com escolha de produtos impróprios, o agricultor terá problemas de produtividade”, afirma Rodrigo.
Nesse sentido, é importante que o produtor rural escolha soluções que sejam efetivas contra o Arroz-vermelho. Uma alternativa é o Verdum WG, um herbicida que combina os ativos Imazapir e Imazapique. Com seletividade condicional em cultivares Clerfield e ação sistêmica, ele possui foco no manejo de invasores de difícil controle, podendo ser aplicado desde o ponto de agulha até o perfilhamento, antes e depois da emergência da planta daninha. O amplo espectro também permite que ele seja efetivo em plantas daninhas de folha larga, como o Angiquinho (Aeschynomene denticulata) e gramíneas, como o Capim-arroz (Echinochloa crusgalli).
A absorção do Verdum WG pode acontecer tanto pelas folhas quanto pelas raízes da planta invasora. Além disso, ele realiza uma translocação rápida através do xilema e floema, os responsáveis pela condução de seiva no caule da planta. Para Rodrigo Leão, isso garante a eficiência no controle do Arroz-vermelho. “Esse herbicida tem apresentado bons resultados no arroz irrigado CL (Clearfield), se consolidando por ser eficaz para quem busca controlar o Arroz-vermelho e outros invasores”, completa Leão.
A CropChem é uma empresa 100% brasileira que desenvolve e comercializa defensivos agrícolas. Com um planejamento estratégico, a empresa oferece herbicidas, inseticidas e fungicidas pensados especialmente para os agricultores brasileiros, levando em conta a diversidade na condição do solo e do clima das regiões do país. Além disso, ela desenvolve portfólios de produtos voltados para as principais culturas do Brasil, como a soja, o milho e o arroz. Acesse o site da empresa para saber mais www.cropchem.com.br.
Milho: Alta na CBOT levou a mais vendas de exportação
Na Argentina os preços equivalentes voltaram a subir e afastaram mais o Brasil
Chuvas limitam colheita de trigo
Com a redução na oferta do cereal, os preços médios regionais registraram leves aumentos no encerramento de setembro
Semana abre com estabilidade para as praças pecuárias
Seguindo o ritmo de sexta-feira (30/9), o começo da semana foi marcado pela estabilidade
Trigo irrigado cresce no Cerrado Brasileiro
Mesmo com um clima seco, avança a produção do cereal com uso de sistema de irrigação inteligente
Comercialização de milho segue parada
O Paraná tem raros negócios nesta sexta-feira, com exportação ausente
Queda do dólar tira suporte do milho na B3
“As cotações do milho estão com viés de alta no mercado internacional"
Comentarios