Veja do que os franceses acusam os agricultores brasileiros
Um grupo de mais de 100 deputados franceses escreveu uma carta destinada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em oposição à assinatura do acordo de comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Na carta, os parlamentares acusam os agricultores sul-americanos de não cumprirem as mesmas regras ambientais e de transição climática que os europeus.
“Alertamos para os perigos da adoção do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que desespera os agricultores atualmente mobilizados, tanto na França quanto na Alemanha, Espanha, Polônia ou Romênia. Exigimos a integração sistemática dessas cláusulas de reciprocidade, chamadas "espelho", entre as políticas inovadoras em questões sociais e ambientais dos dois lados do Atlântico. É uma posição justa que o presidente da República, Emmanuel Macron, iniciou e defendeu em fevereiro de 2023, e continuaremos a apoiar”, diz o texto.
Eles ainda afirmam que o acordo é anacrônico e incompatível com os enormes esforços compreendidos por nossos agricultores nas transições ecológicas e climáticas. “A Europa deve privilegiar novas formas de parcerias estratégicas em questões ecológicas e sociais, levando plenamente em consideração os imperativos de soberania e segurança alimentar”, completaram os deputados.
Comments