top of page

Softwarem é desenvolvido para monitorar traça do tomate



Estudante da Universidade Federal de Lavras (UFV) no sul de Minas Gerais, desenvolve protótipo de software para monitorar a traça do tomateiro. A traça do tomateiro (Tuta absoluta) é uma das principais pragas que afetam a cultura do tomate e gera prejuízos ao tomaticultor. A praga afeta desde as folhas até os frutos, o que causa grande prejuízo econômico.

A inovação tecnológica de monitoramento está entre os vencedores do 19º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Allana Guedes, do curso de Agronomia é a autora do software. A acadêmica é estagiária do Laboratório de Manejo Integrado de Praga, do Departamento de Entomologia (DDE).

O protótipo pioneiro poderá ser usado em smartphones para ajudar os produtores na tomada de decisão. O objetivo é que os agricultores alimentem o sistema com dados sobre a plantação, população de traças, a fim de determinar custos e melhorar as formas de controle, além de reduzir aplicações de inseticidas. A Tuta absoluta aparece especialmente em períodos secos e ocorre durante o ano todo.

Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page